Tudo sobre o casamento religioso com efeito civil

Total
0
Shares
casamento religioso com efeito civil

Muita gente opta por ter uma cerimonia religiosa no seu casamento. Mas você sabia que pode simplificar o processo fazendo o casamento religioso com efeito civil? Isso mesmo! Em vez de casar uma vez um dia no cartório e outro dia no religioso, você pode fazer tudo em um dia só.

Independente da sua religião, o casamento representa o amor entre duas pessoas que estão dispostas a se juntar e dividir todos os seus momentos. Para quem tem uma religião, a celebração religiosa é uma forma de reforçar os laços matrimoniais unindo o amor e a fé do casal.

Então, que tal fazer o seu casamento religioso com efeito civil?! Não precisa fazer dois momentos para o seu casamento. E melhor, faz aquela linda cerimônia religiosa que você tanto deseja.

Mas para isso você precisa entender como deve proceder para ter um casamento religioso com efeito civil. Então, vamos descobrir tudo que é necessário?

o que fazer antes do casamento

casamento religioso com efeito civil

Para conseguir fazer o seu casamento religioso com efeito civil, você terá que dar entrada nos papeis pelo cartório. Para isso, os noivos precisam procurar um cartório que atenda o domicilio de um ou de outro. Lá você vai informar que quer dar entrada nos papeis para fazer o casamento religioso com efeito civil.

Então, o cartório vai dar inicio ao processo de habilitação e vai marcar com os noivos para eles retornarem lá. Mas não vai ser para casar com o juiz de paz e sim para pegar um documento chamado Certidão de Habilitação.

O que fazer no casamento

casamento religioso com efeito civil

Para que você consiga ter o seu casamento religioso com efeito civil, você vai precisar dessa Certidão de Habilitação. Pois esse é o documento que será levado no dia da sua cerimônia religiosa para que assinem:

  • O celebrante religioso habilitado para esse tipo de cerimonia
  • Os noivos
  • As testemunhas

Finalizado esse processo, você vai curtir a sua festa de casamento normalmente.

O que fazer depois do casamento

casamento religioso com efeito civil

Após a festa do casamento, você ainda precisa fazer algumas coisas. Afinal estará casada no religioso, mas o cartório precisa reconhecer e entender que você casou. Sendo assim, você vai pegar a Certidão de Habilitação, que já foi assinada por todos e vai levar ao cartório para reconhecer a firma do celebrante.

Nesse processo os noivos registram e pegam a sua certidão de casamento.

Como você pôde ver esse é um processo simples, porém, para ter um casamento religioso com efeito civil você deve ficar atento as seguintes questões:

  • Se você quer casar com determinado celebrante/padre/pastor, você deve se certificar se ele faz esse tipo de cerimônia. Caso não faça, você tem a opção de casar no civil normalmente e depois essa autoridade religiosa pode reger a cerimonia e dar uma benção.
  • É importante que você saiba que para fazer esse tipo de celebração, é preciso que a autoridade religiosa tenha vinculo com alguma instituição religiosa devidamente registrada no cartório.
  • Ao organizar o seu casamento, dê entrada nos papeis do cartório com antecedência, não deixe nada para última hora. Pois tudo tem prazo e as vezes demora, isso vai variar de cidade para cidade e cartório para cartório. (pense em fazer tudo com uma média de 90 dias antes da data do seu casamento)
  • O casamento religioso com efeito civil não é grátis. Assim como o casamento civil no cartório, essa modalidade de casamento também tem custos que variam conforme a cidade e o cartório.
  • As taxas, datas e documentação necessária quem deve informar é o cartório no qual você vai dar entrada.
  • Alguns padres não celebram casamento fora da igreja. Então se você sonha em ter um lindo casamento no campo ou na praia, porém, gosta muito da celebração de determinado padre. Antes de fechar contratos, veja se será possível ter os dois ou terá que optar entre o casamento fora da igreja com outro padre ou na igreja com o padre que você deseja.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign Up for Our Newsletters

Get notified of the best deals on our WordPress themes.

You May Also Like